Preciso de advogado para pensão alimentícia? Saiba por quê!
- Patricia de Castro
- 24 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.

Antes de tudo precisamos entender o que é um advogado. A palavra deriva do latim -ad vocatus- e significa o que foi chamado, ou seja, a terceira pessoa que era chamada perante o juiz - desde a época do império romano - para falar e defender os interesses de quem precisava. Nos dias de hoje essa terceira pessoa é o advogado, que é um profissional liberal que fez curso superior em Direito.

Tudo isso começou quando a humanidade deixou de ser selvagem. Aconteceu quando o homem desistiu de viver livremente na natureza (exposto a todo tipo de perigo ou animal selvagem) e passou a viver sobre as leis de um pacto social, onde a humanidade deu ao Estado (a organização social) a função de proteger a todos dos perigos e dos animais ferozes.
E agora, protegido dos animais, mas expostos a si mesmos, como fazer para se proteger? Afinal o homem não precisa de nenhum perigo externo para se destruir. É aqui que surge o papel da advocacia.
As advogadas e advogados têm a função de defender os interesses individuais e sociais para garantir um Estado Democrático imparcial com os direitos e garantias fundamentais assegurados para que haja realmente qualidade de vida para todos e uma boa convivência social.

Além de serem uma espécie de guardiões das leis, os advogados têm o poder especial de conversar com o Estado, o que é chamado de capacidade postulatória (a capacidade de defender os interesses das pessoas perante os tribunais), sendo aquela terceira pessoa chamada para defender um direito diante do juiz.
Em algumas situações, é possível comparecer diante de um juiz sem a presença de um advogado, mas no caso das ações de pedido de alimentos, a assistência de um advogado para pensão alimentícia é indispensável. Esse profissional não apenas assegura que todos os procedimentos legais sejam cumpridos corretamente, mas também orienta sobre a melhor forma de garantir seus direitos e obter um desfecho justo para sua demanda. O que fazer, o que não fazer… Enfim, ele será uma espécie de guru que lhe mostrará o melhor caminho para garantir que a sua ação de alimentos seja um sucesso.
O que você acha sobre a importância dos advogados na sociedade? Deixe sua opinião nos comentários!

Comments