O que é FAMÍLIA na sociedade?
- Patricia de Castro
- 7 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.

A família é a mais antiga instituição social criada pela humanidade. Começou quando os seres humanos passaram a se agrupar, através dos laços sanguíneos e de afinidade, para facilitar a vida se protegendo pelo sentimento de carinho, afeto e pertencimento ao grupo. Isso tem cerca de 10.000 anos a.C.
Desde que o ser humano era nômade, a família foi a principal forma de proteção contra os inimigos e também facilitava a caça e a coleta de alimentos. Com o passar do tempo, as famílias deram origem aos clãs e depois às tribos (quando o ser humano deixou de ser nômade) e enfim surgiram as cidades.

Segundo o antropólogo Lewis Henry Morgan as sociedades humanas eram, em seus primórdios, seguramente sociedades matriarcais, onde as mulheres asseguravam e dominavam o mundo, pois a relação de parentesco era dada por elas: os filhos não pertenciam a gene paterna. Isso acontecia porque as mulheres eram as principais responsáveis pelo crescimento do grupo. Quando a espécie humana deixou de ser nômade, os homens passaram a cuidar das terras e rebanhos e as mulheres da educação das crianças.
Hoje temos vários tipos de família:
Família Matrimonial: a que é formada pelo casamento.
Família Informal: a que é formada pela união estável.
Família Monoparental: a que é formada por qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho).
Família Anaparental: a que é formada apenas pelos irmãos.
Família Reconstituída ou Mosaico: é formada por pais separados, com filhos, que começam a viver com outra pessoa também com filhos.
Família Unipessoal: é formada por apenas uma pessoa, como uma viúva, por exemplo.
Família Paralela: acontece quando o indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo, por exemplo, uma pessoa casada que também possui uma união estável.
Família Eudemonista: é formada unicamente pelo afeto e solidariedade de um indivíduo com o outro, buscando principalmente a felicidade.

Diante desta grande flexibilização do que pode ser considerado uma família na sociedade nos dias de hoje, podemos dizer que a essência do conceito de família está perfeitamente exemplificada no filme “Lilo e Stitch” em um diálogo em que a criança havaiana diz ao seu pet alienígena que família significa OHANA e OHANA significa nunca abandonar ou esquecer!
Comments